BLOG

Entendendo o cliente para resolver objeções na hora da venda

Em uma negociação muitas objeções podem aparecer para dificultar o objetivo inicial: a venda. Por isso, é muito importante o profissional responsável pelas tratativas ter em mente as principais dores do seu cliente, para estar sempre com as respostas na ponta da língua e conduzir a conversa para o melhor caminho.

Para tanto, é muito importante usar uma estratégia para buscar conhecer o consumidor, identificar seus objetivos e através da resolução destas dores convencê-lo de que o seu produto ou serviço vai ajudá-lo a resolver seus problemas.

O que são as dores dos clientes?

As dores dos clientes são os motivos pelos quais o mesmo busca seu produto. Por isso da importância de entender o consumidor, para que indique a solução de maneira correta e que seja um negócio vantajoso para ambos.

As primeiras dores do cliente no setor automotivo são:
#1 – Preço
Os números determinam muito na hora da negociação. O cliente procura reduzir custos, mas o fornecedor tem que mostrar que o custo benefício vale a pena.
Claro que o preço tem que ser competitivo e ao mesmo tempo atrativo de alguma forma. Mas mais importante do que isso, é mostrar o real valor das coisas! As vantagens que possa ter ao adquirir um produto de qualidade e às contribuições para o futuro, levando a negociação para ser concluída com sucesso.
#2 – Condições de pagamento
Aqui, não tem segredo! Além das garantias, é sempre interessante buscar condições que vão suprir a dificuldade de momento para o cliente.
#3 – Prazo de entrega
Como você sabe, a agilidade na hora de fechar negócio conta muito, o cliente espera uma forma rápida para solucionar o problema. Por isso, é essencial responder um orçamento o mais rápido possível e realizar a entrega do produto/serviço exatamente da forma como foi prometida durante a negociação.
#4 – Segurança
Segurança para comprar certo, sabendo que terá todo suporte técnico necessário para atender e a confiança de que está adquirindo um produto de qualidade. O vendedor deverá estar preparado e qualificado, com conhecimento e experiência naquilo que está vendendo. E claro, tudo isso agregado a credibilidade da empresa.
Resolvendo objeções na hora da venda
Por fim, para conseguir resolver objeções na hora da venda a qualquer cliente procure ouvir mais do que falar. Mantenha um diálogo e através de perguntas levante a situação em que ele está atualmente e quais os problemas que o afetam, demonstrando interesse e prestando atenção na conversa para identificar os pontos a serem trabalhados.
O importante é entender qual o real motivo do cliente estar em contato, ir a fundo ajudará sua empresa a aumentar a qualidade das vendas e manter um bom relacionamento.

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Veja Também